Dia Mundial da Justiça Internacional
Justiça!
Trabalhando a favor do aperfeiçoamento, transparência, igualdade e inclusão.
Dentre muitos encargos, o aperfeiçoamento do serviço público é uma das diretrizes da Justiça.
Além de trabalhar com planejamento, coordenação e controles, busca tornar-se cada vez mais exemplo de aperfeiçoamento e igualdade. De acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada em 13 de dezembro de 2006, por meio da Resolução no 61/106, durante a 61ª Sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), órgãos da justiça estão aperfeiçoando seus ambientes de trabalho por meio da aquisição de Tecnologias Assistiva.
Dentre as tecnologias já disponibilizadas estão:
JAWS, que é um software Leitor de Telas que transforma toda a informação que está na tela do computador em áudio, oferecendo acesso eficaz aos programas do PC através de voz. Se conectado a uma linha Braille, toda a informação reproduzida em áudio também é transmitida em Braille simultaneamente para inclusão do cego que lê o Braille e até mesmo do Surdo Cego.
ZoomText, software ampliador de telas com apoio de voz. Instalado no computador, o ZoomText permite ajuste de ampliação e contraste entre as cores do fundo de tela e letras e ainda oferece apoio de voz para maximização das tarefas. Navegue pelo Windows, Office, Internet e programas com total acessibilidade.
Disponibilizar as tecnologias assistivas necessárias para que os servidores deficiente visuais possam exercer suas atividades é fazer justiça.