Transtorno do Espectro Autista (TEA), vamos falar sobre?
”Autismo não é doença, é apenas uma diferença”.
No último dia 18 de Junho comemoramos o Dia do Orgulho Autista e queremos usar essa oportunidade para darmos ênfase à conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e avançar na luta contra os preconceitos que ainda marcam a forma como grande parte da sociedade lida com as diferenças.
É uma oportunidade para reconhecermos as dificuldade de cada pessoa, seja ela com ou sem algum transtorno ou deficiência, e integrar esse reconhecimento ao modo que interagimos com elas, seja como familiares, amigos, parceiros, profissionais… O objetivo é mudar a visão negativa dos meios de comunicação quanto ao autismo e da sociedade em geral, passando o autismo de “doença” para “diferença”.
Falando mais tecnicamente para conhecimento, os sintomas do autismo podem ser emocionais, cognitivos, motores ou sensoriais. O diagnóstico é dado na primeira infância, mas os sintomas podem ser observados antes disso e os cuidados podem ser iniciados de imediato.
Pessoas diagnosticadas com Autismo são únicas como todos nós, cada uma com suas peculiaridades, dificuldades, interesses, habilidades… cada uma na sua proporção. No entanto, o diagnóstico como um rótulo pode mudar a forma como olhamos e o que esperamos de uma pessoa.
O autismo não se cura, se compreende. (Autismo Ávila)
Conheça o trabalho do https://www.facebook.com/Instituto-J%C3%BAlio-C%C3%A9sar-107142935104222/
Foto por Caleb Woods no Unsplash