Bem-vindo à Tecassistiva - Tecnologia e Acessibilidade

CONHEÇA+ A UNICEP – UNIÃO DE CEGOS DOM PEDRO II

#ParaTodosVerem Criação gráfica de fundo branco, com o canto superior esquerdo com caixa de fundo azul, contendo a chamada do post “Conheça Mais” e no canto inferior direito a logomarca da Tecassistiva. Centralizado, tem a logomarca da União de Cegos Dom Pedro II – UNICEP representada por um desenho de duas mãos dadas com contornos verde escuro e acima de forma oval o nome da organização e abaixo da imagem a sigla, ambas de cor verde escuro também.

Olá Tecas, como estão?

Hoje no nosso Conheça+ trazemos a União de Cegos Dom Pedro II – UNICEP, a qual é uma organização da sociedade civil, sem fins econômicos, com sede em Vila Velha-ES, fundada em 01 de dezembro de 1979, por um grupo de pessoas cegas para desenvolver atendimentos de habilitação e reabilitação, assim como ações de profissionalização, educação especial, saúde, esporte, promoção e inclusão social de pessoas cegas.

Incialmente, a UNICEP preocupou-se em implantar sua sede e aumentar o cadastro de pessoas cegas do município de Vila Velha e todo o Estado do Espírito Santo. Com isso, foram implantados alguns serviços pioneiros deste segmento, como a primeira sala de recurso de Educação Especial, atividades esportivas, inclusive desenvolvendo a primeira bola adaptada para FUTSAL e atendimento de Assistência Social.

Em parceria com órgãos do Governo Estadual foram ministrados cursos de qualificação para professores de Educação Especial na área de deficiência visual, aumentando o número de professores em atendimento a alunos cegos em todo o estado. Outras parcerias foram desenvolvidas beneficiando pessoas cegas com acesso ao mercado de trabalho.

Nos anos seguintes os dirigentes da UNICEP tiveram participação importante na política nacional participando de fundações de organizações nacionais de cegos na área esportiva e de defesa e direitos.

Curiosidade

Você sabia que a bola de futsal de cegos foi concebida aqui na UNICEP?

Em 1981 a equipe de Futsal da UNICEP participou de um campeonato no Sul do Brasil, onde sentiram algumas dificuldades com a localização da bola, pois, o som ineficiente era emitido por meio de tampinhas de garrafa penduradas por fora da bola que acabava causando alguma lesão nos atletas.

Ao fim do campeonato foi idealizado um modelo de bola que pudesse dinamizar o esporte e, após várias tentativas para melhorar o som, com pequenas bolas de metal e forma de empada com esferas dentro, no interior da bola, sem sucesso. Até que tiveram a brilhante ideia de colocar guizos internos na bola, entre a câmara de ar e o couro, ideia que deu certo e hoje é a bola oficial do Futebol de 5, utilizada em todo o mundo.

E você, já conhecia a UNICEP? Conte-nos sua experiência.

FIQUE POR DENTRO

Deixe seu nome e email que mandaremos informativos atualizados periodicamente

    Abrir bate-papo
    Tecassistiva
    Olá
    Podemos ajudá-lo?