MÁQUINA DE CARTÃO ACESSÍVEL: Uma solução necessária!
Olá Tecas, como estão?
Hoje trazemos um #DicasTeca bem interessante 🙂
Atualmente, o uso de máquinas de cartão está cada vez mais presente no nosso dia a dia, seja na compra de um produto ou serviço. Agora imagine você, uma pessoa cega, usando esse equipamento com tela touch, sem recursos de acessibilidade, teclados físicos e/ou leituras das informações? Confiaria você em falar sua senha para um estranho finalizar a transação para você?
Improvável, certo?
Mas tudo pode mudar muito em breve, pois em Setembro de 2021 a Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) certificou uma máquina de cartão de débito e crédito com tela touch acessível para pessoas cegas, desenvolvida pela empresa Perto S.A, a qual recebeu o selo SOINA (selo ONCB de Inclusão e Acessibilidade).
O referido equipamento que já se encontra disponível para aquisição por empresas, contêm um teclado físico e um sintetizador de voz que, quando ativado, verbaliza todas as informações que aparecem na tela ao longo do processo de compra e venda, incluindo a seleção de parcelas e o valor.
Impedir que uma pessoa cega faça uma transação com acessibilidade, é bom lembrar, fere frontalmente diversos direitos previstos na Lei Brasileira de Inclusão e no Código de Defesa do Consumidor, que garantem o direito dos clientes à realização de operações com autonomia, segurança e sigilo de informações pessoais.
E ai, o que acha da ideia de uma maquininha acessível, show né?
Ficamos ansiosos pela chegada urgente no mercado brasileiro para que cada um tenha sua autonomia e segurança em transações bancárias e pessoais.
Quer saber mais? Acesse aqui