Bem-vindo à Tecassistiva - Tecnologia e Acessibilidade

CONHEÇA+ SOBRE O CENTRO BRASILEIRO DE REABILITAÇÃO E APOIO AO DEFICIENTE VISUAL NO ESTADO DE GOIÁS

#ParaTodosVerem montagem gráfica com a logo na parte superior da imagem, representado por um traço em forma de olho e a sigla (CEBRAV). Abaixo os dizeres “Centro Brasileiro De Reabilitação e Apoio ao Deficiente Visual Goiás”. Na parte inferior da imagem, em destaque de fundo azul claro, o nome CEBRAV e seu significado.

Começamos a semana como nosso “Conheça+” sobre o Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio às Pessoas com Deficiência Visual (CEBRAV), o qual é um serviço público de atendimento integral e gratuito a esse público e de apoio técnico e institucional à sociedade.

O CEBRAV foi formulado e articulado em conjunto, pelo movimento de direitos das pessoas com deficiência visual, a medicina oftalmológica e outros profissionais de diversas áreas, especializados no atendimento ao deficiente visual e constitui unidade operacional da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte/SEDUCE.

O CEBRAV tem como missão institucional, oportunizar atendimento gratuito e de qualidade às pessoas com deficiência visual e suas famílias, nos campos da: Habilitação/reabilitação e apoio à empregabilidade; suplementação didático-pedagógica e suporte à rede de ensino; produção, adaptação e discriminação de materiais em sistemas de escrita e leitura acessíveis; suporte à acessibilidade/ajudas técnicas e capacitação de recursos humanos.

Com vista ao alcance da plena inclusão social do seu público alvo, o CEBRAV constitui também um serviço de assessoramento especializado aos poderes públicos e a todos os setores da sociedade, nos assuntos de natureza técnica e institucional, inerentes às pessoas com deficiência visual.

HISTÓRIA

Em 1989 foi inaugurada pelo Governo do Estado de Goiás a primeira Imprensa Braille fora da região sudeste, com o intuito de ampliar o acesso das pessoas com deficiência visual à informação, através da ação da ADVEG (Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás) ao comprar do que havia de mais avançado no mercado à época: uma Impressora BETA X 10 e outros componentes acessórios, vindos da Alemanha.

Em 1998, por meio de um convênio entre a ABEDEV (Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais) e o MEC (Ministério da Educação), implantou-se o CAP/GO (Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual), projeto que se destinava a oferecer subsídios e materiais didático-pedagógicos aos educandos com deficiência visual matriculados na rede regular de ensino.

Em setembro de 2018 foi inaugurado o CEBRAV (Centro Brasileiro De Reabilitação e Apoio ao Deficiente Visual), o qual agregou os serviços prestados pelo CAP e implantou os serviços de reabilitação.

O CEBRAV é o resultado de um trabalho em conjunto entre o Governo do Estado de Goiás que, por meio da Secretaria de Estado da Educação, investiu em espaço físico, recursos humanos e acolheu as propostas e todas as ações do projeto. Além da cooperação da ADVEG, a qual viabilizou parceria com o CEROF (Centro de Referência em Oftalmologia) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, um consultório completo para atendimento em avaliação e diagnóstico, que funciona com os médicos residentes em Oftalmologia.

.

Que maravilha de informação, não é?

Você já conhecia a CEBRAV? Conte pra nós 😊

FIQUE POR DENTRO

Deixe seu nome e email que mandaremos informativos atualizados periodicamente

    Abrir bate-papo
    Tecassistiva
    Olá
    Podemos ajudá-lo?