DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO ALBINISMO: 13 de Junho
13 de Junho comemora-se o Dia Mundial de Conscientização do Albinismo. Essa data foi proclamada em 2015 pela ONU a fim de divulgar informações sobre o assunto e para evitar a discriminação dessas pessoas.
O que é o albinismo?
O albinismo é uma rara condição genética e não contagiosa, que atinge ambos os gêneros, independentemente de etnia. O distúrbio é caracterizado pela falta de melanina – responsável pela pigmentação dos cabelos, pele e olhos e pela proteção contra os raios ultravioletas.
Sem melanina, o albino se torna vulnerável ao sol e a luzes fortes, além de mais suscetível a problemas ou deficiências visuais, a danos actínicos (causado pela radiação Ultravioleta – UV), ao envelhecimento precoce e ao câncer de pele.
Ambos os pais necessitam de possuir o gene do albinismo para que este seja passado aos filhos, mesmo que os pais nunca tenham mostrado essa condição.
Independentemente da mutação genética, a deficiência visual é uma característica recorrente de todos os tipos de albinismo. Esses prejuízos são causados pelo desenvolvimento irregular das vias do nervo óptico do olho para o cérebro e do desenvolvimento anormal da retina.
O albinismo não é contagioso, não compromete o desenvolvimento físico e mental nem a inteligência de seus portadores. Infelizmente, há muitos mitos e preconceitos que têm impacto negativo sobre sua autoestima e sociabilidade.
– Foto da mulher com albinismo criada por: master1305 – br.freepik.com.