Tecassistiva e Microsoft reúnem referências em inclusão de PcD
A Microsoft em parceria com a Tecassistiva realizam no próximo dia 26 de setembro o Acessibilidade 4.0 – Expandindo Horizontes para pessoas com deficiência da alfabetização à vida profissional. O encontro que é voltado a gestores da Educação e de RH, será a partir das 13h30 na nova sede da Microsoft em São Paulo.
O evento marca a celebração do Setembro Verde, mês oficial de luta por uma sociedade mais Inclusiva. Para participar é preciso enviar uma solicitação para o e-mail setembroverde@tecassistiva.com.br. Na mensagem é preciso informar nome, RG, cargo, instituição / empresa e telefone. Uma confirmação será enviada aos participantes inscritos. As vagas são limitadas. Aqueles que não puderem comparecer poderão assistir à transmissão ao vivo via web pela Loghtech.
Uma nova realidade na Economia 4.0
Cada vez mais a tecnologia assistiva vem transpondo os desafios da acessibilidade de pessoas com deficiência. No Brasil, são 45,6 milhões de pessoas, que representam quase 24% da população com algum tipo de deficiência. Desse contingente mais de 6,5 milhões de pessoas têm deficiência visual sendo 582 mil dessas pessoas cegas. Os dados são do Censo 2010 realizado pelo IBGE. Trata-se, portanto, de um mercado com grandes oportunidades. Afinal, num cenário em que a economia passa por profundas mudanças, com a interação digital, o cotidiano das pessoas com deficiência também está se transformando.
Inclusão de estudantes com deficiência
Nesse contexto, a Tecassistiva e a Microsoft vão reunir Instituições de referência. São empresas que já atuam para ter estudantes e profissionais com deficiência com acesso imediato à informação. A ideia é promover a total integração de professores, alunos e conteúdo digital, além de mostrar a preparação de profissionais para prosperar na Economia 4.0.
Para a supervisora técnico-educacional do SESI, Soraia Romano, a inclusão de estudantes com deficiência exige múltiplas frentes de trabalho. “Em relação aos alunos cegos ou baixa visão, a singularidade de cada estudante resultou numa avaliação multidisciplinar. Em parceria com a Fundação Dorina Nowill, identificamos as necessidades funcionais de cada estudante”, comenta. Ela conta que com base nesta avaliação foi identificada a necessidade de recursos de tecnologia assistiva. “Com isso, passamos a disponibilizar equipamentos como lupas, lupas eletrônicas, material em braile, material ampliado, telelupas e máquinas de escrever em braile”, afirma.
De acordo com Soraia, apesar do grande diferencial dos recursos necessários para possibilitar ao estudante contato com a informação, o acesso à aprendizagem ainda estava incompleto. “Foi quando conhecemos o display braille da Tecassistiva e verificamos a viabilidade de comunicação imediata tanto pelo professor quanto do estudante. A possibilidade de ler na tela do computador o que estudante produz possibilita intervenção imediata e mais eficaz para proporcionar a aprendizagem”, comemora. Soraia estará presente no Acessibilidade 4.0 para compartilhar sua experiência.
Veja a programação do Acessibilidade 4.0
- 13h30 – Boas Vindas – a VP Pryscila Laham abre a nova sede Microsoft ao lado de Alessandro Augusto da Tecassistiva, celebrando o Setembro Verde, nesta edição do Pontes da Acessibilidade 2019 – Novas Conexões.
- 14h00 – Instituto Padre Chico – Cynthia Carvalho do Instituto Padre Chico, com 90 anos na formação de Alunos DV, apresenta os princípios que devem permanecer diante da evolução da Tecnologia.
- 14h40 – Hospital Provisão – Carlos Eduardo e a equipe de Reabilitação do ProVisão apresentam forma moderna de inclusão de alunos com Baixa Visão e cegos, onde a reabilitação só é concluída com a aptidão para ler e escrever;
- 15h20 Sesi – Soraia Romano e a equipe de Inclusão do Sesi SP vem comparar 2 realidades: antes e despois da acessibilidade Digital em suas salas de aula;
- 16h – Coffee Break 4.0, um mundo de Inclusão – Microsoft e Tecassistiva convidam experimentar o que estaremos vivenciando e comendo num futuro próximo; inclusão no cardápio, sempre!
- 16h30 – Secretaria de Educação de Campinas – a gestão de Educação de Campinas mostra projeto pioneiro de gestão, onde a acessibilidade vai além da sala de recursos e chega a toda a rede, alunos e professores
- 17h20 – Bibliotecas Públicas do Estado – a publisher americana Cristina Stoll, mostra o uso de Linhas Braille nas Bibliotecas Públicas de São Paulo – do planejamento de material didático às aulas de Inglês para o Aluno Cego.
- 17h45 – Microsoft – Tânia Consentino, presidente da Microsoft, com Guilherme Lira da Tecassistiva, destacam o valor da Inclusão e convidam Gestores de Educação e de RH a iniciar transformações a partir do Setembro Verde.
SERVIÇO | Acessibilidade 4.0 – Expandindo Horizontes para pessoas com deficiência da alfabetização à vida profissional.
Data: 26/10/2019
Horário: das 13h30 às 18h45
Local: Nova Sede Microsoft – São Paulo Corporate Towers Av. Chedid Jafet, 75 – Vila Olímpia, São Paulo – SP