CONHEÇA MAIS O INSTITUTO MAGNUS E SAIBA COMO ADOTAR UM CÃO-GUIA
Olá Tecas, como vão?
Hoje no nosso Conheça Mais trazemos o Instituto Magnus, conhecem?
O Instituto Magnus é uma entidade de assistência social criada em 2015 para promover a inclusão social, a convivência familiar, comunitária e a cidadania às pessoas com deficiência visual e em situação de vulnerabilidade social, contando com uma estrutura física de 15.000 m², localizado em Salto de Pirapora (SP).
O objetivo do Instituto Magnus é contribuir para a inclusão social da pessoa com deficiência visual por meio do cão-guia em diversas esferas da sociedade, proporcionando aos indivíduos e comunidades, ferramentas e recursos que impulsionam e transformam vidas. Por isso, além do treinamento e entrega dos cães, também existem atividades como palestras informativas e educativas, vivências, dinâmicas de grupos e ações de divulgação para conscientização sobre o tema.
A referida Instituição conta com três programas:
>> Programa Cão-Guia
Um dos maiores propósitos do Instituto é conscientizar a sociedade quanto à inclusão de uma pessoa com deficiência visual, podendo ser auxiliada pela companhia de um cão-guia.
O Brasil possui, aproximadamente, sete milhões de pessoas com alguma deficiência visual (IBGE) e menos de 200 cães-guias em atividade, o que motiva o Instituto Magnus implantar cada vez mais esse serviço na comunidade e, para isso, conta com a ajuda de especialistas na área e de voluntários.
Através deste programa pode adotar um cão-guia ou ser uma família voluntária, na modalidade socializadora (participando da formação do cão-guia, o qual convive com a família por 1 ano) ou família de adoção (adotando um cão desligado e/ou aposentado).Cão e Cidadania
As principais atividades são rodas de conversa, palestras e vivências lúdicas orientadas, como experiências sensoriais; Com foco em organizações sociais, famílias, comunidades, representantes de diversos segmentos da sociedade e outros públicos.
>> Cão e Cidadania
As principais atividades são rodas de conversa, palestras e vivências lúdicas orientadas, como experiências sensoriais; Com foco em organizações sociais, famílias, comunidades, representantes de diversos segmentos da sociedade e outros públicos.
>> Inclusão e Vivências
Com o objetivo de difundir conhecimento e experiências práticas voltadas à consolidação da inclusão de convivência social, o Programa Inclusão e Vivências é voltado para elaboração de conteúdos informativos com divulgação em distintos formatos como redes sociais, eventos e site; difusão de conhecimentos sobre uso e reconhecimento do cão-guia enquanto direito e estudos junto a assistidos para identificação dos resultados obtidos por meio do uso dos cães.
Interessante, não é? Ficou curioso em conhecer mais os cãozinhos disponíveis? Acesse o site deles!!