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VAMOS FALAR SOBRE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)?

#ParaTodosVerem Imagem de uma sala com mesas uma ao lado da outra. Em destaque uma criança usando óculos e camisa de cor verde, fazendo cópia de um livro. Sobre a imagem, dois balões: um cor fundo azul claro com o questionamento “Você Sabia?” e no outro balão de cor branca, o título “AEE- Salas de Recursos Multifuncionais”.

Olá Tecas, vamos falar sobre o AEE?

Criada pelo governo federal brasileiro em 2008, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva determina que a educação especial deve integrar a proposta pedagógica da escola, eliminando barreiras para a plena participação dos estudantes com deficiência, transtornos do espectro autista (TEA) e Altas Habilidades/ Superdotação, por meio do atendimento educacional especializado (AEE).

O AEE, então, se destina a garantir a permanência do aluno na escola regular, promovendo primeiro o acesso ao currículo, por meio de acessibilidade física como adaptações arquitetônicas, oferta de transporte, adequação de mobiliário e de equipamentos, acesso a sistemas de comunicação. Dado o acesso, como consequência, para o ensino em si, o AEE tem como finalidade também favorecer e a organização de materiais didáticos e pedagógicos, estratégias diferenciadas, instrumentos de avaliação adequados às necessidades do aluno para que, de fato, sua permanência na escola lhe proporcione desenvolvimento acadêmico e pessoal.

PÚBLICO ALVO

Os alunos público-alvo do AEE são definidos da seguinte forma:

  • Alunos com deficiência: com impedimentos de longo prazo de natureza física (DF), intelectual (DI) ou sensorial que podem ser obstruída/ dificultada sua participação plena e efetiva na sociedade (ONU, 2006).
  • Alunos com transtornos globais do desenvolvimento (TGD): aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger (que atualmente se enquadram em Transtorno do Espectro Autista‖), Síndrome de Rett, Transtornos Desintegrativos da Infância (psicose infantil) (MEC/SEESP, 2008).
  • Alunos com altas habilidades ou superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotora, artes e criatividade. (PISRM, MEC- SEE, 2010, p.07)

O ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO

Dentro do AEE, para que os professores façam um bom atendimento ao educando recomenda-se a criação de um Plano de Atendimento Individual (PAI), voltado para as necessidades específicas de cada indivíduo. No PAI contêm as seguintes informações:

  • Necessidades específicas do aluno
  • Habilidades do aluno
  • Resultados desejados
  • Materiais e Equipamentos necessários
  • Plano de atuação
  • Tipo e número de atendimentos ao aluno
  • Acompanhamento do uso dos recursos em salda de aula
  • Verificação da funcionalidade e aplicabilidade dos recursos
  • Orientação às famílias e professores
  • Orientação à turma do aluno

Atendimento Educacional Especializado (AEE), salas de recursos multifuncionais e Planos de Ensino Individualizados (PEI) são estratégias, lugares e ações que podem favorecer inclusões escolares, porém a formação docente com o desenvolvimento de autonomia e autoria profissionais é requisito básico para uma escola que inclua todas as diferenças e promova aprendizagem de todos, precisamos de bons professores, de especialistas e de investimento na carreira docente.

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Conte para nós as experiências de vocês junto ao AEE e Salas Multifuncionais.

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