DIA DO ORGULHO AUTISTA: 18 DE JUNHO
Hoje, dia 18 de Junho é comemorado o Dia do Orgulho Autista. Data esta criada em 2005 pela organização norte-americana Aspies for Freedom com o objetivo de esclarecer a sociedade sobre o assunto, reconhecer as diferenças no funcionamento cerebral desses cidadãos e oferecer melhores condições de desenvolvimento intelectual e convivência em família.
O transtorno do espectro autista caracteriza-se por dificuldades, em maior ou menor grau, na comunicação, e na interação social, além de hipersensibilidade a estímulos sensoriais como sons, por exemplo. No Brasil, não há um dado oficial que aponte o número de pessoas no espectro autista.
Em 2012, a Lei Berenice Piana, de nº 12.764/12, criou a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que reconhece que a pessoa com TEA é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.
Essa lei determina o direito dos autistas a um diagnóstico precoce, tratamento, terapias e medicamento pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. Além disso, o acesso à educação e proteção social, a igualdade de oportunidade no trabalho e serviços. A pessoa com TEA está abrigada por leis específicas como o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (6.949/2000).
Se você tem um amigo ou conhece alguém com TEA, marque ele aqui e deixe uma mensagem a ele 😊