Acessibilidade 4.0: inovação e 350 anos de inclusão de pessoas com deficiência visual
O evento “Acessibilidade 4.0 – Expandindo Horizontes para pessoas com deficiência da alfabetização à vida profissional”, realizado no último dia 26 de setembro, reuniu as maiores referências do Brasil em inclusão das pessoas com deficiência visual. Numa parceria entre a Tecassistiva e a Microsoft, o encontro promoveu importantes debates sobre educação inclusiva para cegos e pessoas com baixa visão. Voltado a gestores da Educação e de RH, o evento inaugurou a nova sede da Microsoft para o tema Acessibilidade e marcou a celebração do Setembro Verde, mês oficial de luta por uma sociedade mais Inclusiva. Veja AQUI o que foi debatido.
Participaram do evento as mais tradicionais instituições voltadas à inclusão de pessoas com deficiência visual. Estavam presentes o Instituto Benjamin Constant, Instituto Provisão, Lar das Moças Cegas, Instituto Padre Chico, além do Sesi SP e da Secretaria de Educação de Campinas. São instituições de referência e, somadas, reúnem mais de 350 anos na dedicação à pessoa com Deficiência Visual.
Para o presidente do Instituto Provisão, Carlos Alberto Macedo, “é espetacular ver o quanto o avanço da tecnologia é libertador para o aluno com deficiência”. Ele afirma que esse é um investimento transformador para professores e comunidade. “É preciso sensibilizar o Governo, Secretarias de Educação e Cultura, Municípios, Estados e o próprio Congresso Nacional para a importância de oferecer acessibilidade que determine inclusão digital verdadeira em eventos como esse”, conclui o presidente.
De acordo com Soraia Romano, Supervisora da área de saúde e inclusão escolar do SESI-SP, a realidade está se transformando nas salas de aula. “Fizemos essa lição de casa que foi aprender sobre os melhores recursos de acessibilidade. Agora não abrimos mão de oferecer as lupas eletrônicas, as linhas Braille, estamos vendo a mudança do desempenho dos alunos,” comemora.
Conheça AQUI a “Acesso Imediato à Informação” em funcionamento no IBC e outras instituições:
Nós da Tecassistiva continuaremos tratando de tudo o que ocorreu neste valioso evento, continue conectado com a Tecassistiva! E saiba mais sobre algumas dessas valiosas instituições:
Instituto Benjamin Constant – Fundado em 1854 por um jovem cego chamado José Álvares de Azevedo, o Instituto Benjamin Constant é hoje um centro de referência, a nível nacional, para questões da deficiência visual. Capacita profissionais e assessora instituições públicas e privadas. Também trabalha pela reabilitação de pessoas que perderam ou estão perdendo a visão. O Instituto é um órgão ligado diretamente ao Gabinete do Ministro de Estado da Educação. Mais que uma escola que atende crianças e adolescentes cegos, surdocegos, com baixa visão e deficiência múltipla, o IBC tornou-se também um centro de pesquisas médicas no campo da Oftalmologia, possuindo um dos programas de residência médica mais respeitados do País.
Lar das Moças Cegas – Fundado em Santos, com objetivo de oferecer um sistema de educação e integração da moça cega à sociedade, o Lar das Moças Cegas nasceu em 1943 com a finalidade de assistir e educar a mulher cega da região. Em 1988 a Instituição passou a atender também deficientes visuais do sexo masculino oferecendo- lhes as mesmas oportunidades e direitos. Desde 2017 vem expandindo horizontes por meio de uma nova Área de Projetos.
Instituto Padre Chico – Fundado em 1928, o Instituto atua no bairro do Ipiranga onde mantém o Colégio Vicentino Padre Chico, uma escola especializada inclusiva, referência em educação para cegos no Brasil. Dirigido pelas Irmãs da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, o Instituto é a terceira escola para cegos no Brasil. Ao longo dos anos vem se modernizando para oferecer educação de forma integral a deficientes visuais desde a Educação Infantil até o 9º ano.
Instituto ProVisão – Centro de referência e, saúde oftalmológica no Brasil, o instituto oferece há 15 anos serviços especializados nas diversas áreas da oftalmologia. Reúne um conceituado corpo clínico à alta tecnologia dos aparelhos para proporcionar tratamentos de ponta aos pacientes desde a primeira consulta até os exames e procedimentos cirúrgicos mais complexos.