Start content

Acesso facilitado à informação

por Marina Yonashiro

Descrição da imagem: Foto colorida do scanner Sara PC em primeiro plano. Atrás é possível ver uma mulher fechando o scanner com sua mão esquerda e pressionando um botão no painel frontal com a mão direita. Um livro está dentro do scanner, com as páginas abertas contra o vidro para serem escaneadas. Mais ao fundo, há um notebook ligado ao scanner por um cabo e mostrando a janela do software OpenBook com o texto digitalizado e com fonte ampliada do livro. A mulher usa um fone de ouvido amarelo, conectado ao notebook.

Um dos maiores desafios de pessoas cegas e com baixa visão é o acesso à informação. Livros, comunicados e textos impressos sempre foram a pedra no sapato de quem quer estudar, trabalhar ou simplesmente curtir uma boa história.

A tecnologia mudou muito esse cenário, trazendo leitores de tela, aplicativos acessíveis e linhas braille. No entanto, muitas pessoas ainda não conhecem todo o potencial das tecnologias assistivas.

Os scanners com voz vieram revolucionar o acesso à informação das pessoas com deficiência visual. Eles funcionam acoplados a um computador (um desktop ou laptop) e possuem o formato de um scanner comum, com a diferença de que a maioria contém formato para encaixe de lombada de livros. O scanner identifica a imagem e o computador, por meio de um software específico, transforma a imagem em texto e áudio! Coloque no scanner algum texto impresso de seu interesse (conta de luz, comunicado da empresa, livro, etc), aperte o botão e se prepare para ouvir o conteúdo!

A Teca comercializa o Sara PC, que, além de ser um dos melhores scanners do mercado, é acompanhado gratuitamente com o software OpenBook, responsável pela conversão da imagem para texto. Ele sozinho é vendido pelo preço médio de R$ 5.000. Além disso, o OpenBook também amplia as letras (ferramenta importantíssima para pessoas com baixa visão) e permite escolher o contraste mais confortável para sua leitura.

Mas na Quinzena Sara PC pra Vc, da Teca, compre seu scanner com voz (juntamente ao OpenBook) com até 40% de desconto! Só até dia 28 de fevereiro, você vai adquiri-lo por apenas R$ 1.169. Acesse aqui e garanta já o seu!