Start content

Index Basic

Imagem 0Imagem 1Imagem 2Imagem 3Imagem 4Imagem 5Imagem 6Imagem 7

Impressora Braille de Papel de Formulário Contínuo mais vendida do mundo e com mais de 6.000 equipamentos instalados pelo Brasil. A Index Basic tem uma história bem sucedida, além de compacta, é fácil de usar. Utiliza papel de formulário contínuo para produzir impressão braille de ambos os lados.

 

   100 caracteres por segundo;

   44 caracteres por linha;

   Impressão Braille horizontal e vertical para mais fácil encadernação;

   Painel de Controle com Braille, texto, luz LED e retorno em áudio;

   Imprime diretamente de arquivos doc, docx, pdf e txt;

   Imprime a partir de dispositivos móveis;

   Alimentador para papel de formulário contínuo - o método de alimentação de papel mais confiável;

   Portas: Wireless, Bluetooth, USB, Rede, WebPrint, Pendrive-print;

   Gráficos Táteis de alta resolução - 100 DPI;

   Largura do papel: até 12,5 polegadas;

   Comprimento do papel: até 17 polegadas.

 

Muitos anos de experiência

A impressora Index Basic tem sido a favorita entre os usuários de Braille desde 1980. A Index Basic possui uma longa jornada oferecendo diferentes funcionalidades, mas sempre mantendo seu design moderno durante o tempo.

Ao longo dos 10 anos da TECA, a Index Basic ganhou a sua posição como a impressora Braille mais vendida do Brasil. Mais de 6.000 impressoras Index Basic foram vendidas e não paramos por aí, porque verdadeiramente acreditamos que as impressoras Index oferecerão o melhor retorno pelo seu investimento. 

Em 2017 com o lançamento da série V5, esta impressora Braille de papel de formulário contínuo é a mais moderna e compacta do mercado. Entre alguns dos recursos mais atrativos da série V5 estão a: conectividade Wi-fi; impressão Braille diretamente da memória USB; retorno em áudio; impressão direta a partir de dispositivos móveis (Windows, IOS ou Android); impressão direta de arquivos doc, docx e pdf e enquanto isso mantém seu famoso design simples.

 

         

 

Uma Index Basic ainda melhor

A Index Basic foi atualizada para acomodar as mais recentes tecnologias globais e garantir a compatibilidade com a tecnologia braille convencional. Os novos recursos que todos ansiosamente esperamos na Index Basic são:

   Wi-Fi e Bluetooth;

   Impressão a partir de dispositivos móveis;

   Impressão a partir de arquivos doc, docx, pdf, txt, entre outros;

   Entrada para Pen Drive USB para imprimir documentos, configurações Braille, configurações do layout, arquivos cópia de segurança;

   Retorno em áudio por voz sintetizada Acapela HD de alta definição;

   Iluminação LED para o papel na área de alimentação.

 

 

         

 

Tecnologias Únicas de Impressão

 

Impressão Horizontal e Vertical

Por limitações técnicas em qualquer impressora braille da concorrência, o formato de impressão padrão baseia-se em alinhamentos mecânicos que imprimem horizontalmente na página para criar um formato em estilo retrato. A Index Braille desenvolveu uma nova tecnologia que chamamos por conceito: Floating Dot Page (pontos precisos em qualquer zona do papel ou página flutuante), assim, a impressão Braille tem sido mais facilmente realizável porque nós somos capazes de posicionar os pontos Braille em qualquer lugar da página e continuar mantendo o Braille em ambos os lados. Esse método permite uma flexibilidade que nenhuma outra impressora Braille oferece atualmente.

 

Página Flutuante

A área de ponto flutuante é uma área definida pelo usuário numa página que é composta por um conjunto de pontos braille. A área de ponto flutuante pode definir uma página inteira ou pode definir uma parte de uma página que pode ser intercalada entre texto braille comum.

Quando imprimir braille dos dois lados o Ponto Flutuante cria automaticamente os pontos do braille em ambos os lados da página de modo que não há dois pontos que se fundam.

 

Dobra- Z (zero erros de encadernação)

Antes, quando um documento braille estava pronto, as páginas deveriam ser separadas uma das outras e depois colocadas na ordem correta. Esse processo manual para além de lento e manual, podia resultar na encadernação incorreta de um livro braille. 

A Index Basic suporta o modo de Dobra-Z. Dobra em Z significa que imprime as páginas, de tal maneira que, quando o documento impresso é terminado, o utilizador pode tirar o pacote de papel, separar a perfuração entre as páginas contínuas e diretamente encaderná-las sem a necessidade de reorganizar as páginas.

 

Impressão braille horizontal

Como a Index Basic usa papel de formulário contínuo, é conveniente permitir diferentes opções de encadernação dependendo da necessidade do usuário. A Dobra-Z padrão imprime horizontalmente e a encadernação é implementada normalmente uma vez que as extremidades do papel são removidas e a perfuração é separada.


Impressão braille vertical

Usuários da Index Basic podem ainda optar por imprimir na vertical usando o formato Dobra-z lateral. Uma característica única das impressoras Index de papel de formulário contínuo na impressão de livros braille ou outros documentos mais longos. Ao usar dobra-Z lateral o braille é impresso verticalmente na página, fornecendo uma opção de ligação alternativa.

 

Vantagens da Dobra-Z vertical

   Manuseio do papel mais simples;

   Menor risco de misturar ou torcer o papel impresso durante a encadernação manual;

   Maior Facilidade de encadernação de documentos em Braille.

 

Encadernação de impressão braille Dobra-Z vertical

Agora, com a Dobra-Z vertical, a possibilidade de erro durante o manuseio do papel é eliminada, e o processo de encadernação é simplificado. É assim que funciona:

1. O documento braille é impresso lateralmente (verticalmente).

2. A pilha do material braille impresso é acumulada no formato de livro, previamente na bandeja de saída do papel. 

3. Vire a pilha do material braille impresso de cabeça para baixo, com a primeira página no topo e encadernando a margem do lado esquerdo.

4. Grampeie ou encaderne o lado esquerdo do material braille impresso.

5. Separe os lados direitos do papel da pilha de papel.

6. Seu documento braille está pronto.

 

Resumindo:

Imprima, encaderne (ou grampeie) e só depois separe o serrilhado = ZERO ERROS.

 

Gráficos Táteis de alta resolução

(as impressoras Index Braille não incluem editor gráfico)

Uma das vantagens especiais do conceito Página Flutuante é usá-lo na criação de gráficos.  Isso significa que você pode criar e gravar em relevo gráficos táteis e texto na mesma página. O texto pode ser exclusivamente útil para usar como uma descrição dos próprios gráficos incluídos.

 

Antigo método de criar gráficos caros

Tradicionalmente era complicado adicionar gráficos táteis dentro de um livro braille. Isso porque as impressoras de produção braille não suportavam gráficos táteis, a distância do ponto horizontal era tipicamente a mesma, e somente a distância entre as linhas eram possíveis de reduzir.

A qualidade dos gráficos táteis criados desse modo era tão baixa que não era aceita pelos usuários. Como alternativa, o método de adicionar gráficos tem sido criar separadamente o relevo com máquina fusora, que é caro, trabalhoso e manual.

 

Agora Livros Braille com gráficos táteis

A Basic torna possível incluir gráficos táteis em um livro braille. Uma página de gráficos táteis de alta resolução pode ser incluída em qualquer posição em um livro braille desde que o editor braille suporte essa função. A única limitação é que os gráficos táteis devem ser impressos de um só lado, mas isso é uma limitação do braille e não da impressora.

 

Impressão de Página Flutuante

A principal função de impressão da Basic e outras impressoras da Index V5 é uma função chamada ‘Página Flutuante’. Com essa função, o editor de gráficos táteis pode posicionar pontos no papel em qualquer posição específica.

 

Etiquetas nas áreas preenchidas

Quando uma etiqueta com braille é inserida em um objeto preenchido, a impressora irá remover pontos de preenchimento na borda em volta do texto braille automaticamente. Isso porque o braille é mais fácil de ler quando não é distraído por pontos ao redor.

 

Agora Braille gráficos táteis na mesma página

Quando se fala de gráficos táteis, o texto e as imagens táteis podem ser combinadas em qualquer posição na página. A função página flutuante suporta qualquer combinação de braille e imagens táteis, exemplo: braille dentro de uma imagem tátil, braille acima e abaixo da imagem.

 

A melhor resolução do mercado

Basicamente, com esta nova tecnologia, o ponto braille gráfico pode ser posicionado bem perto (mínimo de 0,1 mm). De qualquer modo, isso não é prático para o sentido do tato do cego. Para fazer bons gráficos, a Index recomenda a distância entre os pontos de 1,5 até 2,0 mm. Como cada ponto é definido individualmente, a distância entre os pontos não precisa ser a mesma. Como resultado, você é capaz de imprimir um círculo perfeito ou um gráfico matemático, com a máxima definição possível.

 

Como criar áreas diferentes num gráfico

Um desafio ao desenhar gráficos táteis é definir diferentes tipos de objetos para leitores cegos entenderem. A Teca recomenda que você utilize a função preencher para isso. Por exemplo, um objeto na rua pode ser preenchido por linhas horizontais e uma casa ser completamente preenchida. De acordo com as regras internacionais, os tradutores gráficos braille têm uma série de preenchimentos diferentes para você criar diferentes áreas.

 

Etiquetas Braille

Uma das grandes vantagens da tecnologia Index é que você pode criar as suas próprias etiquetas braille com nossos arquivos padrão. Usar arquivos em formato ESC-D é uma técnica poderosa para definir o papel e o tamanho das etiquetas impressas, porque existem muitos tipos diferentes de etiquetas disponíveis hoje.

 

Etiquetas em braille podem ser impressas de ambos os lados (interponto).